As novas instalações da Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ foram inauguradas no último dia 31 pelo governador Márcio França, Laura Laganá (diretora superintendente do Centro Paula Souza, CPS), prefeito Edinardo Esquetini, Carlos Alberto Diniz (diretor […]
ASCII
As novas instalações da Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ foram inauguradas no último dia 31 pelo governador Márcio França, Laura Laganá (diretora superintendente do Centro Paula Souza, CPS), prefeito Edinardo Esquetini, Carlos Alberto Diniz (diretor da Etec) e outras autoridades municipais, estaduais e federais. Fundada no dia 3 de junho de 1986, a Etec está vinculada ao CPS desde 1994.
Nesta obra do Governo do Estado de São Paulo, através do Centro Paula Souza (autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), foram investidos R$ 7,7 milhões. As obras realizadas pela Euro Construtora duraram 540 dias, sendo que a área construída da unidade passou de 3.300 m² para 5.125,63 m². O terreno tem total de 7.664,36 m².
Foram contempladas: reformas do prédio principal com instalação de elevador e ampliação do bloco administrativo (diretoria de serviços administrativos, secretaria acadêmica, sala dos professores e coordenadoria); reforma e ampliação dos laboratórios didáticos, da biblioteca e anfiteatro; construção de salas de aulas e de uma nova quadra poliesportiva (coberta e dotada de palco, arquibancada e vestiários).
Também foram construídos um refeitório com capacidade para 112 pessoas e uma nova cantina. A quantidade de banheiros foi ampliada e ocorreu a revisão completa da parte elétrica e da parte hidráulica, bem como a adaptação das dependências de toda a escola para atender às normas de acessibilidade e segurança.
No Bloco A estão diretoria; coordenadoria pedagógica; sala de reuniões; Centro de Memória ‘Professora. Sandra Maria Matavelli’ (leia matéria no Segundo Caderno); sete salas de aula; sanitários (masculino e feminino para alunos, unissex para alunos com deficiências, masculino e feminino para servidores e unissex para servidores com deficiências) e a cantina.
No Bloco B, secretaria acadêmica; diretoria de serviços administrativos; sala dos professores; central de informática; orientação e apoio educacional; coordenadoria de cursos e quatro salas de aula. No Bloco C, anfiteatro com capacidade para 160 pessoas e dotada de sanitários masculino e feminino (camarim); biblioteca e uma sala multiuso. No Bloco D, três salas de aula e almoxarifado.
No Bloco E, refeitório, cozinha, laboratórios (máquinas operatrizes, processos de fabricação e soldagem; CNC; robótica e CLP; hidráulica e pneumática; metrologia, metalografia e ensaios mecânicos; eletrônica analógica; comandos e máquinas elétricas; instalações elétricas e telecomunicações; eletrônica digital e de eletrônica industrial de potência).
E também, nove laboratórios de informática; laboratórios de enfermagem e de ciências; sala de apoio (auxiliar docente); depósito de materiais de limpeza; quatro sanitários (masculino e feminino para alunos); dois sanitários (masculino e feminino para alunos com deficiências). No Bloco F se encontram os vestiários (masculino, feminino e unissex para alunos com deficiências) e no Bloco G, a cabine primária (energia).