Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos.
O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estudará também técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro.
O candidato que ingressar no curso técnico de Administração, na modalidade AMS, poderá prosseguir os estudos em uma Fatec no curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais.
1200 hrs
3 semestres
O técnico em Administração é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
O currículo da Habilitação Profissional de Técnico em Administração foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal nº 9.394, de 20-12-1996 (e suas respectivas atualizações), Resolução CNE/CEB nº 1, de 5-12-2014, Resolução CNE/CEB nº 6, de 20-9-2012, Resolução SE nº 78, de 7-11-2008, Decreto Federal nº 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto nº 8.268, de 18-6-2014, Parecer CNE/CEB nº 39/2004, Parecer CNE/CEB nº 11, de 12-6-2008, na Deliberação CEE nº 162/2018, alterada pela Deliberação CEE 168/2019, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.
A organização curricular da Habilitação Profissional de Técnico em Administração está de acordo com o Eixo Tecnológico “Gestão e Negócios” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.
Os módulos, assim constituídos, representam importantes instrumentos de flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, pois que, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.
A estrutura curricular que resulta dos diferentes módulos estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais.
O curso de Técnico em Administração é composto por 3 (três) módulos.
O aluno que cursar o Módulo I concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar Administrativo.
O aluno que cursar os Módulos I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo.
Ao completar os Módulos I, II e III, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Administração, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio ou curso equivalente.
Prof. João Paulo Pereira
Profa. Ana Paula Robiati |
Prof. Anderson Luiz Da Conceicao Amaral |
Profa. Ariela Fernanda Polido |
Prof. Carlos Simão Coury Correa |
Profa. Claudia Dias Aragon Francischini |
Profa. Flavia Simões Dourado Boschesi |
Profa. Heloísa Câmara Vercesi |
Prof. Joao Paulo Pereira |
Prof. Lucas Pires Meneses |
Prof. Perlinson Augusto Alonso Nogueira |
Prof. Renato De Souza Gabriel |
Prof. Wesley Soares Camargo |