Filtro de Daltonismo

Técnico em Eletrotécnica

O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA é o profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e participa no desenvolvimento de projetos de sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Carga Horária

1200 hrs

Duração/Semestre

3 semestres

Tipo de curso

Mercado De Trabalho

Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; Indústrias de transformação em geral e trabalho como autônomo; Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos.


Estrutura Curricular

O currículo da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal nº 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CP nº 1, de 05-1-2021; Resolução CNE/CEB 2, de 15/12/2020; Resolução SE nº 78, de 7-11-2008; Decreto Federal nº 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto nº 8.268, de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB nº 39/2004; Deliberação CEE 162/2018; Indicação CEE 169/2018, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.

A organização curricular da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA está de acordo com o Eixo Tecnológico “Controle e Processos Industriais” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.

Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação Teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.

Os módulos, assim constituídos, representam importantes instrumentos de flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, pois que, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.

A estrutura curricular que resulta dos diferentes módulos estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais.


Itinerário Formativo

O curso de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA é composto por 03 (TRÊS) módulos.

O MÓDULO I não oferece terminalidade e será destinado à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para os módulos subsequentes.

O aluno que cursar os MÓDULOS I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de OPERADOR E INSTALADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS PREDIAIS.

Ao completar os MÓDULOS I, II e III, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio ou curso equivalente.


Coordenação Do Curso

Prof. Thiago Morais Prado


Corpo Docente

Prof. Antonio Pinto Do Nascimento Neto
Prof. Ariovaldo Sano
Prof. Carlos Simao Coury Correa
Prof. Edivaldo Escanes Caparroz
Prof. Fernando Gonçalves Corral
Prof. Geison Soares
Profa. Gislaine Cristina Assumpcao
Prof. Jocimar Fernando De Souza
Prof. Jose Luiz Ribeiro Rodrigues
Prof. Mario Boaventura Mendes Filho
Prof. Roberto Carlos Bacini
Prof. Thiago Morais Prado