O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA é o profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e participa no desenvolvimento de projetos de sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.
1200 hrs
3 semestres
Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; Indústrias de transformação em geral e trabalho como autônomo; Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos.
O currículo da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei Federal nº 9394, de 20-12-1996; Resolução CNE/CP nº 1, de 05-1-2021; Resolução CNE/CEB 2, de 15/12/2020; Resolução SE nº 78, de 7-11-2008; Decreto Federal nº 5154, de 23-7-2004, alterado pelo Decreto nº 8.268, de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB nº 39/2004; Deliberação CEE 162/2018; Indicação CEE 169/2018, assim como as competências profissionais identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar e de representantes do mundo do trabalho.
A organização curricular da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA está de acordo com o Eixo Tecnológico “Controle e Processos Industriais” e estruturada em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível técnico identificada no mercado de trabalho.
Os módulos são organizações de conhecimentos e saberes provenientes de distintos campos disciplinares e, por meio de atividades formativas, integram a formação Teórica à formação prática, em função das capacidades profissionais que se propõem desenvolver.
Os módulos, assim constituídos, representam importantes instrumentos de flexibilização e abertura do currículo para o itinerário profissional, pois que, adaptando-se às distintas realidades regionais, permitem a inovação permanente e mantêm a unidade e a equivalência dos processos formativos.
A estrutura curricular que resulta dos diferentes módulos estabelece as condições básicas para a organização dos tipos de itinerários formativos que, articulados, conduzem à obtenção de certificações profissionais.
O curso de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA é composto por 03 (TRÊS) módulos.
O MÓDULO I não oferece terminalidade e será destinado à construção de um conjunto de competências que subsidiarão o desenvolvimento de competências mais complexas, previstas para os módulos subsequentes.
O aluno que cursar os MÓDULOS I e II concluirá a Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de OPERADOR E INSTALADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS PREDIAIS.
Ao completar os MÓDULOS I, II e III, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA, desde que tenha concluído, também, o Ensino Médio ou curso equivalente.
Prof. Thiago Morais Prado
Prof. Antonio Pinto Do Nascimento Neto |
Prof. Ariovaldo Sano |
Prof. Carlos Simao Coury Correa |
Prof. Edivaldo Escanes Caparroz |
Prof. Fernando Gonçalves Corral |
Prof. Geison Soares |
Profa. Gislaine Cristina Assumpcao |
Prof. Jocimar Fernando De Souza |
Prof. Jose Luiz Ribeiro Rodrigues |
Prof. Mario Boaventura Mendes Filho |
Prof. Roberto Carlos Bacini |
Prof. Thiago Morais Prado |