Filtro de Daltonismo

Inauguração do Centro de Memória ‘Professora Sandra Maria Matavelli’

Na noite da segunda-feira (4), a Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ inaugurou seu Centro de Memória ‘Professora Sandra Maria Matavelli’. “Os centros de memória são espaços de preservação do patrimônio histórico e da memória das […]

14 de julho de 2018 5:42 pm Aconteceu

ASCII

Na noite da segunda-feira (4), a Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ inaugurou seu Centro de Memória ‘Professora Sandra Maria Matavelli’. “Os centros de memória são espaços de preservação do patrimônio histórico e da memória das organizações, sejam elas entidades ou empresas públicas e/ou privadas”, diz o professor doutor Carlos Alberto Diniz, diretor da Etec.

Um centro de memória é uma área, setor ou unidade – dentro de cada instituição – que tem como objetivo reunir, organizar, conservar e produzir conteúdo a partir da memória institucional, presente tanto na documentação histórica da organização quanto na memória de seus colaboradores e de outros atores relacionados à vida institucional.

            Além do aspecto documental, informações contidas em documentos de arquivo, coleções bibliográficas e objetos preservados por seu valor histórico, a memória está também nas pessoas. Parte significativa do trabalho realizado nos centros de memória é justamente fazer esta coleta, utilizando diversas ferramentas e metodologias de registro, como a da história oral, com a realização de entrevistas.

“O acervo histórico preservado, quando tratado adequadamente, é fonte para o desenvolvimento de projetos, serviços e produtos variados, dando apoio às ações institucionais, a exemplos dos projetos que já foram e são desenvolvidos para que conseguíssemos implantar o Centro de Memória”, cita Carlos, agradecendo aos professores que ajudaram a iniciativa.

Os nomes destes professores foram mencionados na solenidade de inauguração do Centro de Memória: Rosana Karin Gonçalves Vitucci, Sandra, Analder Magalhães Honório, Felipe de Jesus Bastos Oliveira, Cristina Munaretti de Oliveira, Alexandre Pompeo e Rafael Aparecido Aguirra. Destaca-se que a inauguração ocorreu um dia após a Etec completar 32 anos (fundada no dia 3 de junho de 1986).

A placa e a fita inaugurais foram descerradas pelos pais de Sandra – Auracil e Juraci – e pelos filhos dela – João Pedro e Maria Eduarda -, respectivamente, sendo ambos os momentos acompanhados pelo diretor Carlos. Os pais receberam mimo, ramalhete de flores, entregue pela professora Rosana.

A exposição inicial do Centro de Memória ficará aberta até o próximo dia 29, das 10 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas, mediante agendamento prévio pelo telefone 3382-1226. “Pedimos aos visitantes que não se esqueçam de assinar o livro de visitas que se encontra no início da exposição”, frisa Carlos.

SANDRA

Sandra Maria Matavelli nasceu em Matão no dia 24 de maio de 1968. Foi admitida professora de Inglês e de Língua Portuguesa e Literatura da Etec em 9 de setembro de 2004, lecionando esses componentes curriculares no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos ofertados pela Unidade Escolar. Devido a problemas de saúde, foi readaptada em 22 de abril de 2009, para atuar na Biblioteca.

Participou das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (Gepemhep), sob coordenação da professora doutora Maria Lúcia Mendes de Carvalho, apresentando trabalhos em co-autoria com colegas docentes com o intuito de resgatar a história desse estabelecimento de ensino e de criar este espaço que hoje se torna uma realidade.

Faleceu no dia 13 de agosto de 2015. “Sempre muito querida pelos colegas, nos ensinou que perante os obstáculos que a vida nos impõe, nunca devemos desistir. Seu nome para este Centro de Memória foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Escola da Etec. Justíssima homenagem!”, resume Carlos.

Compartilhe


Veja também