A atividade vista como uma “brincadeira” traz em sua proposta inicial a construção de uma Pipa com formas geométricas, utilizando principalmente conceitos matemáticos. Por uma combinação de triângulos equiláteros a Pipa Tetraédrica de Graham Bell […]
A atividade vista como uma “brincadeira” traz em sua proposta inicial a construção de uma Pipa com formas geométricas, utilizando principalmente conceitos matemáticos.
Por uma combinação de triângulos equiláteros a Pipa Tetraédrica de Graham Bell possui estrutura forte e rígida, pois seu intuito ao pensar tal projeto era de que esta estrutura com grande área de superfície e, ao mesmo tempo, leve, pudesse voar e permitisse transportar um homem. Para esta atividade é necessário um pouco de visão espacial, o que proporciona entendimento e observação de que tetraedros de alguma forma são compostos por triângulos. Assim, a orientação fora transmitida pelo Prof. Gabriel – Matemática – e seguida de informações referentes a simetria, formas e cores, orientadas pela Profª. Rosana – Artes. À Profª. Vanessa – Geografia – coube apresentar aos alunos noções de redução da realidade com base em noções métricas (escalas), e o Prof. Edvaldo, além de apresentar-lhes a história da Pipa e reflexões desta brincadeira como cultura popular, contribuiu com a orientação a uma atividade lúdica proporcionando condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social dos educandos.